Páginas

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Acautelai-vos do orgulho, por Ezra Taft Benson

Presidente Ezra Taft Benson
Conferência Geral de 1 de abril de 1989


Meus amados irmãos, alegro-me por estar convosco em mais uma gloriosa conferência geral da Igreja. Sou profundamente grato pelo amor, orações e serviço dos devotados membros da Igreja no mundo inteiro. 

Gostaria de elogiar os santos fiéis que se emprenham por inundar a terra e a própria vida com o Livro de Mórmon. Precisamos não só distribuir de forma monumental mais exemplares do Livro de Mórmon, mas temos de promover corajosamente mais de suas maravilhosas mensagens em nossa própria vida e por toda a terra. 

Esse sagrado livro foi escrito para nós - para nossos dias. Suas escrituras destinam-se a ser aplicadas a nós. (Ver  1ºNéfi19:23)


O livro de Doutrina e Convênios nos diz que o Livro de Mórmon é o "registro de um povo decaído". (Ver D&C 20:9) E por que ele caiu? Esta é uma das principais mensagens do Livro de Mórmon. Nos derradeiros capítulos desse registro, Mórmon dá a resposta nestes termos: "Eis que o orgulho desta nação, ou seja, de povo nefita, será a causa de sua destruição." (Morôni 8:27) E depois, para que não ignoremos esta significativa mensagem do Livro de Mórmon a respeito do povo decaído, o Senhor nos adverte em Doutrina e Convênios: "Precavei-vos contra o orgulho, para que não vos torneis como os nefitas de outrora." (D&C 39:39)

Peço sinceramente o benefício de vossa fé e orações ao procurar lançar luz sobre esta mensagem do Livro de Mórmon - o pecado do orgulho - mensagem essa que me vem acabrunhando a alma já há certo tempo. Sei que o Senhor quer que esta mensagem seja transmitida agora. 

No conselho pré-mortal, foi o orgulho que derrubou Lúcifer, o "filho da manhã". (2º Néfi 24:12-15; ver também D&C 76:25-27; Moisés 4:3) No fim deste mundo, quando Deus purificar a terra pelo fogo, os orgulhosos serão queimados qual restolho e os mansos herdarão a terra. (ver 3º Néfi 12:5. 25:1; D&C 29:9; Joseph Smith - História 1:37; Malaquias 4:1)

O orgulho é um pecado muito mal compreendido, e muitos pecam por ignorância. (Ver Mosias 3:11; 3º Néfi 6:18) Nas escrituras, o orgulho nunca é considerado justo - sempre é pecado. Portanto, não importa como o mundo empregue o termo, temos que compreender o sentido que Deus lhe dá para entendermos a linguagem dos escritos sagrados e deles tirar proveito. (Ver 2º Néfi 4:15; Mosias 1:3-7; Alma 5:6)

Muitos de nós considerando o orgulho egocentrismo, convencimento, jactância, arrogância ou soberba. Tudo isto faz parte do pecado, mas continua faltando a essência, o cerne. 

O cerne do orgulho é a inimizade - inimizade para com Deus e para com o próximo. Inimizade quer dizer "ódio, hostilidade ou oposição". É o poder pelo qual Satanás quer reinar sobre nós. 

O orgulhoso é essencialmente competitivo por natureza. Lançamos nossa vontade contra Deus. Quando lançamos nosso orgulho contra Deus, é no sentido de "seja feita minha vontade e não a tua". Conforme dizia Paulo, eles "buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus". (Filipenses 2:21)

Nosso desejo de competir com a vontade de Deus, dá vazão desenfreada aos desejo, apetites e paixões. (Ver Alma 38:12; 3 Néfi 12:30)

Orgulhoso não consegue aceitar que sua vida seja dirigida pela autoridade de Deus. (Ver Helamã 12:6) Ele opõe sua percepção a verdade ao conhecimento maior de Deus, sua capacidade ao poder do sacerdócio de Deus, suas realizações às poderosas obras dele.

Nossa inimizade para com Deus assume muitos rótulos, como relbedia, coração endurecido, obstinação, impenitência, soberba, suscetibilidade e incredulidade. Os orgulhosos querem que Deus concorde com eles. Não estão interessados em mudar de opinião para concordar com Deus. 

Outro componente importante  desse pecado predominante é a inimizade para com nossos semelhantes. Somos tentados diariamente a considerar-nos melhores que outros e a diminuí-los. (ver Helamã 6:17; D&C 58:41)

Os orgulhosos fazem de todos os homens seus adversários, lançando seu intelecto, opiniões, obras, posses, talentos ou qualquer outro mecanismo de medida contra seus semelhantes. Nas palavras de C S Lewis: "O orgulho não se compraz em ter alguma coisa, somente em ter mais que o próximo... É a comparação que vos torna orgulhosos: o prazer de sentir-se acima dos outros. Tirando-lhe o elemento competitivo, desaparece o orgulho. (Cristianismo Puro e Simples, p. 109-110)

No conselho pré-terreno, Lúcifer apresentou sua proposta contra o plano do Pai, defendido por Jesus Cristo. (ver  Moisés 4:1-3) Queria ser honrado mais que todos os outros. (ver 2ºNéfi 24:13) Em suma, desejava em sua soberba destronar a Deus. (ver D&C 29:36; 76:28.)

As escrituras estão repletas das graves consequências que o pecado do orgulho casusou a pessoas, grupos, cidades e nações. "A soberba precede a ruína." (Provérbios 16:18) Causou a destruição do povo nefita e da cidade de Sodoma. (ver Morôni 8:27; Ezequiel 16:49-50)

Foi o orgulho que provocou a crucificação de Cristo. Os fariseus se enfureceram por Jesus declarar-se o Filho  de Deus, o que ameaçava sua posição, e por isso tramaram sua morte. (ver João 11:53)

Saul tornou-se inimigo de Davi por orgulho. Ficou enciumado porque as mulheres israelitas saíram ao seu encontro cantando: "Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares." (I Samuel 18:6-8)

O orgulhoso teme mais o julgamento humano que o julgamento de Deus. (ver DC 3:6-7; 30:1-2; 60:2) "O que os homens pensarão de mim?" pesa mais do que: "O que Deus pensará de mim?"

O Rei Noé estava disposto a libertar o Profeta Abinádi, mas o apelo ao seu orgulho da parte dos sacerdotes iníquos mandou Abinádi para a fogueira. (ver Mosias 17:11-12) Herodes afligiu-se quando a esposa pediu que João Batista fosse  de capitado, mas seu desejo orgulhoso de sobressair aos olhos "dos que estavam à mesa com ele" causou a morte de João. (Mateus 14:9; vide também Marcos 6:26)

O temor do julgamento dos homens se manifesta na luta pela aprovação deles. O orgulhoso ama "a glória dos homens, [mais] do que a glória de Deus". (João 12:42-43) O pecado se manifesta nos motivos pelos quais agimos. Jesus disse que fazia "sempre" o que agradava a Deus. (ver João 8:29) Não faríamos melhor em ter o agrado de Deus por estímulo, do que procurar sobressair e fazer melhor que outra pessoa?

Certas pessoas orgulhosas estão mais preocupadas com ofato de seu salário ser superior ao de outra pessoas do que se oe mesmo atende suas necessidades. Sua recompensa é estar um grau acima dos outros. Esta é a inimizade do orgulho. 

Quando o orgulho toma conta de nosso coração, deizamos de ser independentes do mundo e escravizamos nossa liberdade ao julgamento humano. O mundo brada mais alto que os sussurros do Espírito Santo. O raciocínio humano prevalece sobre as revelações de Deus, e o orgulhoso larga a barra de ferro. (ver 1º Néfi 8:19-28; 11:25; 15:23-24)

Orgulho é o pecado que vemos facilmente nos outros, mas raramente reconhecemos em nós mesmos. Quase todos nós consideramos o orgulho como pecado de pessoas eminentes, como os ricos e os instruídos, olhando de cima para o resto de nós. (ver 2º Néfi 9:42) Existe, porém, um mal muito mais comum entre nós: o orgulho dos que debaixo olham pra cima. Este se manifesta de inúmeras maneiras, como críticas, maledicência, difamação, resmungos, viver acima das posses, inveja, cobiça, recusar gratidão e louvor capaz de edificar outra pessoa, e mostrar-se insensível e invejoso.

A desobediência é basicamente o orgulhoso desafio a alguma autoridade superior. Pode ser a de um pai ou mãe, líder do sacerdócio, professor ou, sobretudo, Deus. A pessoa orgulhosa detesta o fato de que alguém esteja acima dela, achando que isto a rebaixa. 

O egoísmo é um dos aspectos mais comuns do orgulho. "Como isto me afeta" é o centro de tudo que importa - presunção, autocomiseração, auto-realização mundana, satisfação própria e egoísmo.

O orgulho resulta em combinações secretas destinadas a obter poder, proveito e a glória do mundo. (Helamã 7:5; Éter 8:9, 16, 22-23; Moisés 5:31) Esse fruto do pecado do orgulho, isto é, as combinações secretas, derrubou a civilização jaredita e nefita, e tem sido e ainda será a causa da ruína de muitas nações. (ver Éter 8:18-25)

Outro aspecto do orgulho é a contenda. Discussões, disputas, domínio injusto, divergências entre gerações, divórcios, maus tratos conjugais, motins e tumultos enquadram-se todos nessa categoria de orgulho. 

Contendas na família afastam o Espírito do Senhor, como também muitos membros de nossa família. A contenda varia de uma palavra ofensiva a conflitos mundiais. Dizem-nos as escrituras que "da soberba só provém a contenda". (Provérbios 13: ver igualmente Provérbios 28:25)

As escrituras testificam que o orgulhoso se ofende facilmente e guarda ressentimento. (ver 1º Nefi 16:1-3) Ele se nega a perdoar a fim de manter o outro em débito e justificar sua mágoa.

Os orgulhosos não aceitam facilmente conselho ou repreensão. (ver Provérbios 15:10; Amós 5:10) Usam a atitude defensiva para justificar e racionalizar suas fraquezas e falhas. (ver Mateus 3:9; João 6:30-59)

Os orgulhosos dependem do mundo para dizer-lhes se têm valor ou não. Sua auto-estima depende de onde se encontram, pretensamente, na escala do sucesso mundano. Setem-se dignos de mérito como pessoa se houver um número suficiente de indivíduos abaixo deles em termos de realizações, talento, beleza ou inteligência. O orgulho é feio e diz: "Se tens sucesso, sou um fracasso." Se amarmos a Deus, fizermos sua vontade e temermos seu julgamento mais que o dos homens,  teremos auto-estima.

O orgulho é um pecado amaldiçoador no verdadeiro sentido da palavra. Ele limita ou impede o progresso. (Alma 12:10-11) Os orgulhosos não se deixam ensinar. (1º Néfi 15:15:3. 7-11) Não mudam de idéia para aceitar verdade porque fazê-lo implicaria admitir seu erro.

O orgulho afeta negativamente todas as nossas relações - nossas relações com Deus e seus servos, entre marido e esposa, pais e filhos, empregador e  empregado, professor e aluno, e toda a humanidade. Nosso grau de orgulho determina como tratamos nosso Deus e nossos irmãos. Cristo quer elevar-nos até onde ele se encontra. Será que desejamos fazer o mesmo com os outros?

O orgulho debilita nosso sentimento de filiação para com Deus e fraternidade para com o homem. Ele nos separa e divide em "classes" de acordo com nossas "riquezas" e "oportunidades de instrução". (3º Néfi 6:12) É impossível haver unidade num povo orgulhoso, e se não formos um, nõ somos do Senhor (Mosias 18:21; D&C 38:27; 105:2-4; Moisés 7:18)

Pensai no que o orgulho nos tem custado no passado e nos está custando hoje em nossa vida, nossa família e na Igreja.

Pensai no que arrependimento possível em termos de vidas transformadas, casamentos preservados  e lares fortalecidos, se o orgulho não nos impedir de confessar os pecados e abandoná-los. (D&C 58:43)

Pensai nos numerosos membros que se tornaram menos ativos na Igreja, porque foram ofendidos, e o orgulho não lhes permitiu perdoar ou fartar-se plenamente à mesa do Senhor.

Pensai nas dezenas de milhares a mais de jovens e casais que poderiam estar cumprindo missão, se o orgulho não os impedisse de entregar seu coração a Deus. (Alma 10:6; Helamã 3:34-35)

Pensai no crescimento da obra do templo, se o tempo dedicado a esse serviço sublime fosse mais importante que muitos interesses orgulhosos que reclamaram nosso tempo.

O orgulho afeta todos nós em diversas ocasiões e vários graus. Agora podeis ver que o edifício representativo do orgulho no sonho de Leí era grande e espaçoso, e enorme a multidão que nele entrava. (Vide 1º Néfi 8:26, 33; 11:35-36)

O orgulho é o pecado universal, o grande vício. Sim, o orgulho é o pecado universal, o grande vício.

O antítoto para o orgulho é humildade - mansidão, submissão. (Alma 7:23) É o coração quebrantado e espírito contrito. (3º Néfi 9:20; 12:19; D&C 20:37, 59:8; Salmos 34:18; Isaías 57:15, 66:2) Conforme tão bem o colocou Rudyard Kipling:


Morrem os gritos e o clamor,
Passam dos reis o vão poder, 
Mas teu divino esplendor, 
Há de viver , há deviver, 
Teus mandamentos, ó Senhor, 
 Não nos permitas esquecer! 
 (Deus de Meus Pais, Hinos, nº8)

Deus terá um povo humild. Podemos escolher ser humildes ou podemos ser compelidos à humildade. Diz Alma: "Abençoados são os que se humilham sem a isso serem compelidos." (Alma 32:16)

Sejamos humildes por opção.

Podemos ser humildes voluntariamente vencendo a inimizade para com nossos irmãos, estimando-os como a nós próprios e alçando-os até onde estamos, ou mais alto ainda. (D&C 38:24; 81:5; 84-106)

Podemos ser humildes voluntariamente aceitando conselhos e punição. (Jacó 4:10; Helamã 15:3; D&C 63:55, 101:4-5, 108:1. 124:61, 84; 136:31; Provérbios 9:8)

Podemos ser humildes voluntariamente perdoando os que nos ofenderam. (3º Néfi 13:11, 14; D&C 64:10)

Podemos ser humildes voluntariamente prestando serviço abnegado. (Mosias 2:16-17)

Podemos ser humildes voluntariamente saindo em missão e pregando a palavra capaz de tornar outros humildes. (Alma 4:19; 31:5; 48:20) 

Podemos ser humildes voluntariamente indo mais frequentemente ao templo. 

Podemos ser humildes voluntariamente confessando e abandonando o pecado, e nascendo de Deus. (D&C 58:43; Mosias 27:25-26; Alma 5:7-14, 49)

Podemos ser humildes voluntariamente  amando a Deus, fazendo sua vontade e dando-lhe prioridade em nossa vida. (3º Néfi 11:11, 13:33; Morôni 10:32.)

Sejamos humildes por opção. Nós podemos sê-lo. Sei que podemos.

Meus queridos irmãos, temos de nos preparar para redimir Sião. Foi essencialmente o pecado do orgulho que nos impediu de estabelecer Sião nos dias do Profeta Joseph Smith. Foi o mesmo pecado que decretou o fim da consagração entre os nefitas (4º Néfi 1:24-25)

Orgulho é a grande pedra de tropeço no caminho de Sião. Repito. O orgulho é a grande pedra de tropeço no caminho de Sião. 

Temos que limpar o vaso interior vencendo o orgulho, (Alma 6:2-4; Mateus 23:25-26)

Temos que ceder aos "sussurros do Santo Espírito", despojar-nos do "homem natural", santificando-nos "pela expiação de Cristo, o Senhor", e tornando-nos como "uma criança, submisso, manso, humilde". (Mosias 3:19; ver também Alma 13:28)

Que assim procedamos e sigamos avante para cumprir nosso divino destino, é minha fervorosa oração, em nome de Jesus Cristo. Amém.

(BENSON, EZRA TAFT. Acautelai-vos do orgulho. Salt Lake City, UT, USA 159º Conferência Geral Anual de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias- Sessão da Manhã de Sábado - 1º de abril de 1989. A Liahona, julho de 1989. p. 3/6)






Nenhum comentário:

Postar um comentário